quinta-feira, 30 de junho de 2011

quinta-feira, 23 de junho de 2011

terça-feira, 21 de junho de 2011

Grito 50

Se eu quisesse, enlouquecia. Sei uma quantidade de histórias terríveis. Vi muita coisa, contaram-me casos extraordinários, eu próprio... Enfim, às vezes já não consigo arrumar tudo isso. Porque, sabe?, acorda-se às quatro da manhã num quarto vazio, acende-se um cigarro... Está a ver? A pequena luz do fósforo levanta de repente a massa das sombras, a camisa caída sobre a cadeira ganha um volume impossível, a nossa vida... compreende?... a nossa vida, a vida inteira, está ali como... como um acontecimento excessivo... Tem de se arrumar muito depressa. Há felizmente o estilo. Não calcula o que seja? Vejamos: o estilo é um modo subtil de transferir a confusão e violência da vida para o plano mental de uma unidade de significação. Faço-me entender? Não? Bem, não aguentamos a desordem estuporada da vida. E então pegamos nela, reduzimo-la a dois ou três tópicos que se equacionam. Depois, por meio de uma operação intelectual, dizemos que esses tópicos se encontram no tópico comum, suponhamos, do Amor ou da Morte. Percebe? Uma dessas abstracções que servem para tudo. O cigarro consome-se, não é?, a calma volta. Mas pode imaginar o que seja isto todas as noites, durante semanas ou meses ou anos?


in Os Passos em Volta - Estilo, Herberto Helder

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Outro grito maravilhado: Casa das Histórias, Paula Rego


A Casa das Histórias Paula Rego é um projecto do arquitecto Eduardo Souto de Moura. Retomando, num espírito contemporâneo, alguns aspectos da arquitectura histórica da região, distingue-se de imediato na paisagem por duas estruturas piramidais de igual dimensão e pelo betão pigmentado a vermelho.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Um grito em forma de livro: Aprender a Rezar na Era da Técnica, Gonçalo M. Tavares


Quem nunca leu a obra de Gonçalo M. Tavares pode começar pela série O Bairro, cadernos dedicados aos Senhores, que iniciou em 2002 com O Senhor Valéry e a lógica. É "uma espécie da história da literatura em ficção", uma utopia que vai no décimo volume. Permite uma leitura mais lúdica. Do lado oposto está a tetralogia O Reino, que reflecte sobre o mal, a violência e o medo: Um Homem: Klaus Klump (2003), A Máquina de Joseph Walser (2004), Jerusalém (2004) e Aprender a Rezar na Era da Técnica. Cerca de 160 traduções dos seus livros estão a ser feitas em 35 países.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

terça-feira, 14 de junho de 2011

Um grito contra o esquecimento: Jorge Semprún


O escritor e político espanhol Jorge Semprún morreu. Jorge Semprún sofreu os dramas do século XX: a Guerra Civil Espanhola, a ocupação nazi da Europa, a prisão no campo de concentração de Buchenwald, a militância e dissidência comunista.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um grito na vida: Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt


O filme A History of Mutual Respect de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt conquistou o Leopardo de Ouro na 63ª edição do Festival de Cinema de Locarno. A curta metragem foi seleccionada para a competição internacional deste festival na secção “Pardi di domani”, que se dedica à revelação de jovens talentos da realização. A History of Mutual Respect ganha, desta forma, o segundo troféu em Festivais de Cinema Internacionais, depois de ter vencido o Prémio Media Recording para Melhor Curta Metragem Portuguesa do IndieLisboa’10.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Outro grito contra o esquecimento: Souto Moura, Prémio Pritzker



A escola de arquitectura portuguesa conseguiu uma "boa vingança" para o País em tempos de crise, com o prémio Pritzker de arquitectura 2011, disse hoje o galardoado, Eduardo Souto de Moura.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Um grito contra o esquecimento: Leonard Cohen vence Prémio Príncipe das Astúrias das Letras



Leonard Cohen foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras. O compositor e intérprete canadiano foi também nomeado para o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes pelo seu trabalho como músico.