terça-feira, 29 de maio de 2012

Grito 70: Intelligent Life- Shouryya Ray

Shouryya Ray está já a fazer os exames para a faculdade, estuda numa escola secundária de Dresden, na Alemanha, mas é originário da India. Desde pequeno que o seu pai, engenheiro, estimula Ray na matemática. Aos dez anos, já resolvia equações complexas.


O estudante chegou há quatro anos à Alemanha e destacou-se na escola devido às suas capacidades. Numa visita à Universidade de Dresden, ficou a conhecer um enigma lançado por Newton, no século XVII.

O problema é sobre a trajectória de uma bola lançada com um movimento em arco, tendo em conta a resistência do ar. Normalmente, os cálculos desprezam esta resistência, e só os programas de computadores mais sofisticados conseguem aproximar-se de uma solução que tem em conta este factor.

Durante a visita, disseram-lhe que era impossível solucionar este problema. Shouryya Ray discordou. “Perguntei a mim próprio: ‘Por que não?’”, contou, citado pelo jornal Daily Mail. “Acho que foi apenas a ingenuidade de um jovem estudante. Não acreditei que não pudesse haver uma solução.”

Apesar de lhe chamarem génio, o jovem recusa essa catalogação, já que sente ter limitações noutras áreas, como no desporto.

Além do problema de Newton, Shouryya Ray conseguiu solucionar outro problema matemático, que surgiu no século XIX, sobre a colisão de uma partícula numa parede.



Sem comentários:

Enviar um comentário