quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Grito 7

A verdade encontra-me. Sou aquela que se esconde e furta. Vivo nas esquinas do tempo, nas franjas da vida dos outros, no escuro. E se procuro a luz, o ar do dia, a verdade encontra-me. O que sou encontra-me. E eis-me de novo atrás de uma porta, debaixo da cama, numa rua secundária. Não estou onde quero, estou onde sou, estou o que sou. Querer… queria outra realidade, outro ser, outro crer, ou crer apenas, outro estar, como todos os outros, mais igual, mais igual. Não queria ouvir os sons agudos, nem os graves, nem me comover com eles, nem ser sempre uma ferida sem cura. Mas a verdade encontra-me. Não posso passar a vida a fugir. Não consigo passar a vida a fugir. Não tenho para onde fugir. Sou este negativo do que quis ser. Dentro de mim tenho vida clara, avenidas, gente vestida de cores alegres com palavras simples nos lábios; dentro de mim há uma lisura de alma.
Só há pouco tempo soube que não seria diferente do que sempre fui. Há pouco tempo o meu corpo mudou, mas eu não mudei com ele. Fiquei onde sempre estive, onde sou. Soube que doravante viveria separada do meu corpo que mudara, mas eu não. Esta cisão fracturar-me-ia a alma, mas não a mudaria. Continuaria sombria, continuaria a esconder-se facilmente, a furtar-se, a esquivar-se, a iludir. E esta é a verdade que me encontra: aquilo que sou, que sempre fui e que não será diferente jamais.
Aquilo que esqueço magoa-me mais do que o que não esqueço. Cada coisa que esqueço é a mim que perco. Quero dizer e fazer coisas banais que possa esquecer sem perda. Não quero acontecimentos no que sou, nem antes nem depois, nem registos. Gostaria de me deslocar sem me mexer, sem deixar rasto, perder este lugar onde a verdade me encontra, ser outra verdade.
Por pouco não me desoriento nas palavras. Tenho pena de morrer, não tenho medo. Havia tanto para ser nestas ondas em dias de sol. Corpos por devorar. Mas a verdade chega devagar para me encontrar. Faz comigo um jogo de sedução que me inebria. Deixa-me adivinhá-la, ser encontrada por ela, ser esmagada pelo seu significado, tornar-me no que já sou, reconhecer-me, aceitar-me. Gostar de trevas e caos onde repousarei; nas trevas e no caos. Onde estarão todos? Num tema que apagarei sem pena, sem perda. Só preciso de escuridão e mar. E, claro, ser encontrada por essa verdade que é minha, que sou eu num movimento contínuo.

Sem comentários:

Enviar um comentário